A Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) é um concurso de programação para estudantes universitários que proporciona uma excelente oportunidade para estes testarem a sua capacidade de resolução de problemas. Para além do aspecto competitivo, a MIUP possibilita também o convívio e troca de experiências entre alunos e professores das Universidades portuguesas.

O concurso é disputado por equipas com (no máximo) 3 elementos e envolve uma prova de programação de 5 horas para resolução de problemas com recurso às linguagens de programação C, C++, Java ou Python 3.

A MIUP 2022 irá decorrer presencialmente no dia 15 de outubro no Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra (Pólo 2).

Programa​

Regulamento

As equipas participantes na MIUP são constituídas por, no máximo, 3 elementos. Estes elementos devem respeitar as normas de elegibilidade do ICPC (ver Regional Rules, Team Composition e Eligibility Decision Tree). Estudantes que sejam já possuidores de um grau de pós-graduação (3º ciclo), bem como estudantes que tenham já participado em duas finais mundiais, não são elegíveis.
Um estudante só pode concorrer por 1 instituição. Um membro da instituição representada deve comprovar a elegibilidade dos participantes. Cada equipa deverá ter um Treinador (preferencialmente não participante) que servirá de representante da equipa antes e durante o concurso.

Cada Escola/Faculdade pode apresentar no máximo 2 equipas. Se houver mais do que 2 equipas de uma Escola/Faculdade, a organização irá aceitar as primeiras duas equipas a serem inscritas de forma regular. As inscrições das equipas têm que ser feitas obrigatoriamente no prazo definido pela organização. Poderá ser permitida a participação eventual de 3 ou 4 equipas da mesma
Escola/Faculdade no caso de haver condições logísticas para tal. A escolha destas equipas ficará a cargo da organização da MIUP.

A inscrição pode ser feita aqui.

Cada equipa terá acesso a um computador, equipado de maneira semelhante ao das outras equipas. Cada equipa terá acesso aos compiladores de C, C++, Java e Python 3. Os programas deverão residir num ficheiro isolado e deverão obedecer às normas standard das linguagens. Será permitido o uso de STL no C++ e das packages de classes habituais do Java.

As equipas estão impedidas de levar material em suporte informático ou calculadoras de bolso. Cada equipa pode ter no seu espaço da sala da competição um máximo de 25 páginas A4 impressas (não é aceite material manuscrito) com um tamanho de letra igual ou superior a 9. Cada elemento da equipa pode usar uma cópia exacta deste material. O material impresso tem que ser entregue ao júri
da MIUP durante o processo de registo da equipa no dia da competição. Esse material será devolvido às equipas quando estas entrarem nas respectivas salas para a competição. Qualquer outro material de auxílio não será permitido, com exceção da documentação online disponível no ambiente da competição. A organização irá providenciar folhas A4 brancas e canetas. As equipas podem ainda trazer réguas e compassos, mas não podem utilizar outro material de escrita com excepção do fornecido pela organização.

As equipas são classificadas de acordo com o número de problemas resolvidos. Em caso de empate, serão classificadas pelo somatório dos tempos dos problemas resolvidos. O tempo de um problema é igual ao tempo passado desde o início da prova até à sua submissão correcta mais uma penalização de 20 minutos por cada submissão errada para esse problema. Serão atribuídas uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze.

Se uma equipa não cumprir com todos os pontos que constam do regulamento poderá ser desqualificada antes, durante ou depois da prova.

Apenas a violação do regulamento ou desqualificações por má conduta são passíveis de recurso. As decisões do júri de aceitar ou rejeitar submissões são finais e não podem ser objecto de reclamação ou recurso. Os pedidos de recurso apenas podem ser apresentados pelos Treinadores das equipas.

Localização​

A MIUP 2022 terá lugar no Departamento de Engenharia Informática, Polo 2, Universidade de Coimbra.

Sorry, we have no imagery here.
Sorry, we have no imagery here.
Sorry, we have no imagery here.
Sorry, we have no imagery here.
Sorry, we have no imagery here.
Sorry, we have no imagery here.

Como chegar ao DEI

Autocarro

Os autocarros que servem o Pólo II da Universidade são: o n.º 38 que pode ser apanhado na junto ao parque Manuel Braga e nº 34 que sai da Universidade e que faz o percurso desde o POLO I até ao POLO II.  

Poderá consultar os horários em www.smtuc.pt

Táxi
Número de telefone: 239 499 090
 
Pode ainda usar as plataformas eletrónicas de mobilidade urbana (carros, trotinetes e bicicletas).
 

Organização​

Comissão Científica

Alexandre Jesus, Universidade de Coimbra

André Restivo, FEUP / Universidade do Porto

Fábio Marques, Universidade de Aveiro

Filipe Araújo, Universidade de Coimbra

João Dias, Universidade do Algarve

Luís M. S. Russo, IST / Universidade de Lisboa

Margarida Mamede, FCT / Universidade Nova de Lisboa

 

Mário Pereira, FCT / Universidade Nova de Lisboa

Pedro Mariano, ISCTE

Pedro Ribeiro, FCUP /Universidade do Porto

Rui Mendes, Universidade do Minho

Rui Abreu, FEUP / Universidade do Porto

Simão Melo de Sousa, Universidade da Beira Interior

Vasco Pedro, Universidade de Évora

Comissão Organizadora

Alexandre Jesus

Amílcar Cardoso

Carlos Fonseca

Filipe Araújo

Luís Paquete

Problemas

Clique aqui para aceder aos problemas da MIUP 2022.

Análise dos problemas disponível aqui.

Concurso Pós-MIUP 2022 disponível aqui.

Resultados

Galeria de imagens