fctuc.png

MECD TALK

No dia 22 de fevereiro, pelas 14h30, o DEI e o Mestrado em Engenharia e Ciências de Dados recebem Mayllon Baumer e Tomás Ferreira, Java developer e Advanced App Engineering Specialist na Accenture, para uma talk sobre “Desenvolvimento de sistemas de processamento em tempo real num contexto corporativo aplicado às Utilities” e “Padrões de integração comuns em sistemas de integração corporativos e gestão de API”!

A talk decorre na sala A5.4 e online.

Orador: Mayllon Baumer

Sumário da palestra:

A palestra abordará um cenário de migração de dados de uma solução on premise para Google Cloud Platform. O foco será na utilização de IaC (Infrastructure as Code), armazenamento de dados, processamento de dados em tempo real e ferramentas de monitoramento.

Biografia:

Mayllon é um entusiasta desenvolvedor Java com mais de 10 anos de experiência trabalhando em ambientes ágeis. Apaixonado por melhorias de processos e qualidade de software. Fascinado pela transformação digital, tanto nos negócios quanto na sociedade.Atualmente focado em desenvolvimento de soluções Google Cloud Platform, busca sempre entregar projetos com grande performance, segurança e valor agregado.

Orador: Tomás Ferreira

Bibliografia:

Tomás é Advanced App Engineering Specialist na Accenture e trabalha na área das tecnologias de informação há mais de quatro anos. Durante o seu percurso, participou em diversos projetos utilizando diferentes tecnologias, focando-se no desenvolvimento e gestão de serviços de backend assim como integração de sistemas utilizando Apigee.Nos últimos anos tem participado num projeto de grande calibre sendo responsável pela integração de vários sistemas numa aplicação para um cliente global de telecomunicações.

Sumário da palestra:

A palestra vai focar-se na integração de sistemas e da experiência obtida a trabalhar na área. Será feita uma breve introdução ao tema da integração e gestão de APIs e também ao Apigee, falando também de padrões para resolver os desafios mais comuns num projeto de larga escala. Far-se-á depois uma breve descrição de como é o dia-a-dia de trabalho nesta área, mencionando alguns desafios e lições aprendidas com a experiência de trabalhar com um cliente global de telecomunicações.