fctuc.png

Aula aberta com Raquel Castro

No dia 21 de novembro, pelas 11h30, na sala A5.4, o Departamento de Engenharia Informática recebe Raquel Castro, investigadora, curadora de arte sonora e realizadora de documentários, para a Aula Aberta de Design de Som, integrada no Mestrado em Design e Multimédia.

O trabalho de Raquel Castro centra-se na relação entre som, arte, ambiente e urbanismo. A convidada é também fundadora e diretora do festival de arte sonora Lisboa Soa e do simpósio internacional Invisible Places.

A aula intitulada “Métodos e Processos Criativos da Escuta” é aberta a toda a comunidade académica.

BIOGRAFIA

O seu trabalho baseia-se na relação entre som, arte, ambiente e urbanismo e tem vindo a ser desenvolvido em diferentes formatos. É investigadora de paisagens sonoras, realizadora e curadora. Fundadora e diretora do festival de arte sonora Lisboa Soa e do simpósio internacional Invisible Places. É doutorada em Comunicação e Artes pela FCSH-UNL com a tese “Contributos para uma análise da paisagem sonora: som, espaço e identidade acústica”. As suas atividades enquanto investigadora e curadora resultaram em diferentes documentários, como Soundwalkers (2008) e SOA (2020), onde entrevistas, arte e ambientes sonoros se combinam para alargar a consciência sobre som. Em 2021, foi selecionada pela rede europeia de festivais de música Sounds Now para fazer a curadoria da exposição Sound Art in Public Spaces. É investigadora integrada do CICANT / Universidade Lusófona, onde participa em projetos que se debruçam sobre a experiência aural nos territórios urbanos.