fctuc.png

MECD Talk

No dia 31 de maio, pelas 17h00, o Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados recebe Ricardo Vitorino, Project Manager na Ubiwhere, para uma talk!

O orador vai apresentar uma palestra intitulada “The City Nervous System”.

A talk decorre na sala A5.4 e online.

Orador: Ricardo Vitorino

Sumário da palestra:

Uma smart city é vista pela Ubiwhere como um sistema orgânico, funcionando como o sistema nervoso do corpo humano, que é responsável por transmitir informação de forma eficiente para a coordenação de todas as partes do corpo. É por isso necessário que uma cidade inteligente invista em tecnologia de informação e comunicação para digitalizar e transmitir dados de diferentes fontes e domínios para conseguir oferecer a coordenação destes diferentes serviços, auxiliar a tomada de decisão com os dados recolhidos em tempo-real e dar uma resposta mais eficiente às necessidades da comunidade. Nesta palestra pretende-se apresentar como é que esta visão do sistema nervoso das cidades é implementado na Ubiwhere e que tecnologias estão a ser usadas, assim como a metodologia de trabalho dentro da equipa de desenvolvimento, desde a ideia até ao produto.

Biografia:

Ricardo Vitorino (Project Manager @Ubiwhere), mestre em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra. Começou a trabalhar em 2011, na área de Cidades Inteligentes e Mobilidade, onde ajudou a criar uma plataforma de dados abertos para mobilidade urbana chamada One.Stop.Transport (OST). Desde então, trabalhou em projetos relacionados com cidades inteligentes, possuindo experiência com tecnologia FIWARE assim como serviços de back-end (API REST) para mobilidade urbana e ambiente. O Ricardo é o actual gestor de inovação da empresa na área das Smart Cities, coordenando tecnicamente as equipas da Ubiwhere que desenvolve os produtos para cidades e os projetos de inovação que contribuem para esses produtos, participando também em nome da empresa nalgumas das iniciativas europeias de normalização e parcerias público-privadas para inovação e colaboração nas áreas de dados, transportes e cidades inteligentes.