CAPítulo II

CP/M-80

Breve história do CP/M

O CP/M foi o primeiro sistema operativo para computadores pessoais a dominar o mercado, aproximadamente entre 1976 e 1984, tendo sido desenvolvidos milhares de aplicações para ele. Foi declarado pelo IEEE um marco da evolução dos computadores. Foi no CP/M que se inspirou o MSDOS, que deu origem ao Windows.

Linha de comandos CP/M
IBM-PC

Desenvolvido para o processador 8080 da Intel, de 8 bits, o CP/M foi adaptado a diversos outros processadores de 8 bits, mas também de 16 bits, como o Intel 8086/8088 usado no IBM-PC. Teve versões de rede (CP/Net) e multiutilizador (MP/M).

Descrição do CP/M-80

O CP/M-80 requer processadores de 8 bits compatíveis com o 8080 da Intel, em computadores com memória secundária (disquetes e/ou discos rígidos). Permite uma utilização interativa através de um terminal. Tem três componentes principais:

CCP

Console Command Processor: módulo que dialoga com o utilizador

BDOS

Basic Disk Operating System:
Módulo central

BIOS

Basic Input/Output System:
Módulo que tem de ser adaptado para cada computador

O Ener usa o CP/M-80 versão 2.2, a versão com mais sucesso no mercado, adaptada ao processador Z80 da Zilog, uma versão do 8080 mais rápida e com mais algumas instruções máquina.

USO do CP/M

O nome dos ficheiros tem até 8 carateres base, mais 3 carateres de extensão, separados por um ponto. O nome pode ser precedido pela identificação do leitor de disquete onde se encontra, que tem a forma de uma letra seguida de dois pontos. Ex- A:Nome.EXT

COMANDOS
DESCRIÇÃO
Dir A:
Ver lista de ficheiros na disquete do leitor A:
REN NomeNovo = NomeVelho
Mudar nome de um ficheiro
TYPE Ficheiro
Ver o conteúdo do ficheiro de texto "Ficheiro"
PIP destino = origem
Copia o ficheiro "origem" para o novo ficheiro "destino"
ED ficheiro
Editor de linha que permite alterar o "ficheiro" de texto

MANUAL:
ED: A CONTEXT EDITOR FOR THE CP/M DISK SYSTEM - USER’S MANUAL